quarta-feira, 27 de outubro de 2010

25 vencedores para o concurso YoutubePlay


Museu Guggenheim tornou o seu edifício num ecrã gigante e premiou vídeos de 14 países


Já são conhecidos os vencedores do concurso YoutubePlay, uma iniciativa promovida pelo museu Guggenheim. Entre os mais de 23 mil vídeos submetidos a concurso, o júri escolheu apenas 25, os mais originais, criativos e inovadores.
O anúncio foi feito numa cerimónia especial, realizada em Nova Iorque, transmitida em directo a partir do Youtube, na noite de quinta-feira. Para a ocasião o museu Guggenheim foi transformado num ecrã gigante. A famosa espiral do edifício projectado por Frank Lloyd Wright cobriu-se com pequenos ecrãs, projectando os diferentes vídeos premiados.
Provenientes de 14 países, os vídeos finalistas abrangem diferentes áreas, da música ao cinema, do teatro à animação, e são trabalhos de estudantes, cineastas músicos e até de um campeão de xadrez. Um rap sul-africano e uma animação brasileira são exemplos da multiplicidade dos projectos vencedores.
Inicialmente, dos 125 finalistas estava previsto eleger apenas 20 vencedores mas a qualidade dos vídeos enviados obrigou o júri a premiar 25. Na cerimónia, Nancy Spector, subdirectora e curadora chefe da Fundação Solomon R. Guggenheim e presidente do júri, explicou que o resultado final "constitui uma mostra de 25 dos trabalhos em vídeo mais singulares e inovadores criados e difundidos online nos últimos anos".
Tendo como objectivo divulgar e mostrar os artistas que trabalham em vídeo online, o concurso reflecte a crescente influência dos novos média na arte. Numa altura em que o progresso tecnológico tem proporcionado novas possibilidades de explorar a arte, o Youtube tem surgido como uma rampa de lançamento para muitos artistas.
A variedade de géneros criativos foi uma das apostas do júri, assumidamente interdisciplinar, constituído por 11 elementos entre eles, o cineasta Darren Aronofsky, a banda americana Animal Collective e o artista visual japonês Takashi Murakami.
Os vencedores terão agora uma exposição exibida em Nova Iorque, Berlim, Bilbau e Veneza. Os vídeos estão ainda disponíveis no canal do concurso do Youtube e no site oficial do museu.  

in público

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