quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Casa da Arquitectura

Casa da Arquitectura
vai na nascer em Coimbra


No passado dia 17 de Setembro, foi assinado um protocolo de colaboração entre o Município de Coimbra e a Ordem dos Arquitectos para construção da sua sede em Coimbra.
Através deste protocolo a Câmara obriga-se a constituir gratuitamente a favor da Ordem dos Arquitectos, por escritura pública, o direito de superfície de um terreno destinado à construção urbana, com área de 825 m2, situado na Rua Pedro Monteiro, ao qual foi atribuído o valor de 33.000 euros.
No uso da palavra, o Presidente da NARC, Florindo Belo Marques, congratulou-se com o final deste processo, referindo estar confiante que desta vez, este projecto avança, uma vez que a Ordem dos Arquitectos conta com parcerias importantes, casos da NARC, da Câmara, das três Escolas de Arquitectura de Coimbra (Universidade, Arca e Vasco da Gama) e do tecido empresarial da região.
Para a construção da Casa da Arquitectura, Florindo Belo Marques anunciou a criação de um prémio, que será participado pelos alunos finalistas das três escolas de arquitectura de Coimbra, que se queiram inscrever para concepção da instalação que constituirá a primeira fase da obra.
O Presidente da Ordem dos Arquitectos João Belo, lembrou que a Casa de Arquitectura de Coimbra é pioneira, devendo estas estruturas serem abertas aos cidadãos, à comunidade civil e não apenas aos arquitectos.
Carlos Encarnação, Presidente da Câmara de Coimbra, congratulou-se por na cidade continuarem a aparecer obras com especial significado, como o Convento de S. Francisco, a Casa da Escrita e Conservatório de Música. Esta será mais uma, como referiu o Presidente.


via cm-coimbra.pt

Filme para projecto...

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Rolex...

Niemeyer+ Mies = Rolex ???
...
A verdade é que os autores não negaram a profunda influência de estes dois arquitectos, nomeadamente Niemeyer, quando visisitaram São Paulo.






domingo, 26 de setembro de 2010

Fotógrafo português vence prémio internacional


A série de fotografias “Uncanny Places”, do português Virgílio Ferreira, foi a vencedora da primeira edição do prémio de fotografia internacional “Emergentes DST”.
“Uncanny Places” é um projecto que o autor tem vindo a desenvolver em algumas cidades da Europa, Estados Unidos, China e Rússia.
Nesta primeira edição, a organização recebeu mais de duas mil imagens das quais o júri pré-seleccionou os 70 autores que puderam concorrer a esta distinção.
Alejandro Castellote, membro do júri e curador independente em Madrid, elogiou o trabalho do fotógrafo português: “É esta simultaneidade que permite ao autor dotar as fotografias, os paradoxos da vida urbana e as relações entre as pessoas de capacidade semântica, colocando protagonismo em elementos formais como o foco e a luz, que habitualmente não têm essa importância na leitura da imagem”.
O “Emergentes DST” é um prémio de fotografia a nível internacional lançado este ano pelo Grupo DST, com o apoio do festival Encontros da Imagem.

by Agência lusa

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

A carta que não te escreverei...

Presto-me a um discurso eloquente. Sem sentido, mas, ainda assim profundo. Um conjunto amargo de palavras que, de tão espessas me escorrem entre os dedos, não as escolho, movem-se num processo de auto selecção, não são frases minhas, caóticas, mas o caos é ordem, porque se não há ordem, então está tudo 'naturalmente' ordenado.
A mensagem é simples, mas é difícil escrever simples, tão pouco escrevo de forma complexa, não sei escrever, mas gosto, é complicado...
Tudo isto para dizer, pois bem, para não dizer nada, para provar algo que não é verdade, (o que é verdade?), para provar uma matura-imaturiedade, para simplesmente dizer nada. Afinal de contas, esta é a carta que nunca te escreverei...

terça-feira, 14 de setembro de 2010

1º Domingo em Madrid...

No 1º Domingo em Madrid resolvi visitar algo que já á 4 anos e, então ainda em construção, me impressionou muito... Caixa Forum de Madrid. Ao chegar fui ainda presenteado com uma BELISSIMA exposição de Federico Fellini, um dos mais importantes cineastas italianos. Aconselho a quem passa por madrid até meio de outubroa não perder, excelente mesmo.






domingo, 12 de setembro de 2010

O ínico...

Há papagaios no pátio do meu colégio, voam sobre o verde puro, que ainda pisa um chão carregado. Falam-me de suas coisas perdidas, que agora já não são deles, não sabem de quem são, são do mundo.

Há papagaios no pátio do meu colégio, são eles que eu partilharei com vocês.